Gestão escolar: entenda o que é e como desenvolver

Criada com a intenção de diferenciar e incluir o contexto educacional, a Gestão Escolar tem como função desenvolver processos diários, aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da escola. Nesse sentido, ela tende a proporcionar organização e articulação de princípios que asseguram o processo educacional nas instituições de ensino e facilitar atividades diárias.

Quer saber mais sobre o que ela é e como desenvolvê-la? Então, acompanhe as dicas que preparamos para você neste artigo!


O que é Gestão Escolar ?

Diferente da Administração Escolar, que trata dos recursos materiais e financeiros disponíveis para garantia da qualidade de ensino, a Gestão Escolar trabalha com o objetivo de dar significado aos recursos atribuídos e à maneira como serão utilizados no processo da educação.

Então, a Gestão Escolar é a maneira de administrar a escola como um todo. Para um completo desenvolvimento educacional, o gestor escolar é responsável pela área deve observar as necessidades e singularidades de cada setor, fazendo uma melhor relação e desenvolvimento das atividades.

Assim, é preciso ter habilidades de gerenciamento em características que vão do planejamento pedagógico às questões financeiras, sendo assim, dar atenção à instituição como um todo, não apenas no foco de negócio, que é o ensino.

Seu objetivo é guiar a busca de resultados e fortalecimento da liderança, estimulando as equipes no alcance das metas, além de enfatizar a qualidade do currículo por competências e promover estímulos à participação dos pais no processo de busca da melhora do ensino-aprendizagem.

A Gestão Escolar envolve vários setores. Entre eles, podemos citar quatro áreas principais: Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Gestão de eficiência. Elas precisam estar constantemente em sintonia para o melhor funcionamento da escola. Ou seja, o gestor precisa incluir os diferentes setores a favor do desempenho escolar.

Tendo isso em vista, cada instituição de ensino deve planejar e executar sua proposta pedagógica, administrar os recursos materiais da escola, cuidar do ensino-aprendizagem do aluno e promover a inclusão entre a escola e a comunidade. Veja mais detalhes a seguir:

Gestão Pedagógica

Mudar o ambiente educacional não é fácil, porém, é possível. Ao trabalhar na formação de uma educação continuada, o gestor trará a inovação adequada ao modo de ensinar e ao objetivo da instituição. Dessa maneira, a Gestão Pedagógica é a base estrutural da escola, pois é responsável por desenvolver a parte educativa ao estabelecer as diretrizes do ensino, objetivos a serem atingidos e os conteúdos das grades curriculares.

Além disso, é função da área pedagógica acompanhar o desenvolvimento estudantil e dos professores, organizar as propostas pedagógicas a ser aplicadas, treinar o corpo docente mediante o modelo de educação definido, estimular o aluno a aprender e valorizar os profissionais, incentivando-os a manter a qualidade das aulas.

O planejamento pedagógico é o item número um na gestão escolar e, sendo assim, deve ser analisado anualmente e reajustado de acordo com as necessidades e com os resultados obtidos anteriormente.

O diretor é o principal responsável e incentivador da gestão pedagógica e deve ter o auxílio do coordenador pedagógico para organizar uma nova metodologia de ensino para toda o corpo docente.

Gestão Administrativa

Para um plano pedagógico de qualidade, é preciso ter uma Gestão Administrativa comprometida com os custos do processo educacional e que garanta o uso correto dos recursos físicos e financeiros da escola.

O funcionamento adequado da parte administrativa requer aperfeiçoamento dos serviços da secretaria escolar, manutenção do prédio e controle das finanças. É preciso contar com relatórios sobre o desenvolvimento dos alunos e estratégias econômicas e administrativas ligadas ao planejamento pedagógico.

Por esses motivos, o gestor escolar é responsável por ligar os diversos setores de maneira que conversem entre si, estabelecendo objetivos e criando ferramentas de participação compatíveis com a situação da instituição. As informações devem ser distribuídas por todos os setores, para que todos os profissionais possam visualizar os objetivos e metas, além do cumprimento delas.

Gestão Financeira

A Gestão Financeira, por sua vez, cuida do orçamento da escola, analisando atentamente os gastos, as oportunidades de melhoria e observando recursos e investimentos. Entre os benefícios obtidos, um sistema financeiro bem organizado permite escolhas de decisões mais assertivas e garante que as demais áreas funcionem corretamente, sem surpresas. Assim, o planejamento financeiro é fundamental para uma estratégia educacional de sucesso e o uso correto dos recursos.

Quando bem realizada, a Gestão Financeira de uma instituição de ensino possibilita o controle das contas a pagar e a receber, e da inadimplência dos alunos (quando a instituição é particular), evitando situações mais graves. Assim sendo, a gestão financeira deve andar em sintonia com a gestão administrativa e o plano pedagógico, proporcionando uma situação controlável para a escola.

Gestão de Eficiência

O sonho de qualquer gestor é aperfeiçoar os processos administrativos. Para isso, é necessária uma gestão eficiente do tempo utilizado em solicitações cotidianas, evitando atrasos e processos mal planejados. Sendo assim, a Gestão de Eficiência é responsável por tornar os procedimentos menos burocráticos e mais efetivos, e isso é feito pelo planejamento e controle das atividades desenvolvidas na escola.

Todos os setores são responsáveis por melhorias, mas é função do diretor e do coordenador delegar e dar prioridades às tarefas que devem ser executadas — como propor mudanças que diminuam o tempo de espera para efetuar matrículas, por exemplo.

Como aperfeiçoar a Gestão Escolar

Embora muitas instituições de ensino realizem grandes esforços para captar e reter alunos, várias ainda têm outras dificuldades, como a dificuldade no controle sobre a evasão escolar, processos que dificultam atividades como a realização de matrículas, entre outras.

É normal que problemas como esses dificultem o gerenciamento educacional, consequentemente baixa conversão de alunos e erros sistemáticos que podem comprometer as finanças da instituição. A automatização do sistema de gestão é um trabalho difícil, mas que apresenta vantagens como:

  • alternativas que integram processos e departamentos;
  • análises gerenciais e do desempenho educacional;
  • motivação dos professores por terem seus processos mais automatizados;
  • transparência de dados como frequência dos alunos e aceitação dos planos de aula;
  • progressão dos processos institucionalizados etc.

Todos esses fatores podem ser contornados com auxílio de softwares de gestão, que ajudam a reduzir custos operacionais, automatizar processos e reverter situações como a inadimplência, o que facilita a tomada de decisão e descomplica os atendimentos.

Como aplicar a gestão escolar

Usar a gestão escolar em uma escola pode ser um desafio. Muitas organizações já utilizam um determinado plano pedagógico há muito tempo e mudar uma realidade pode trazer certa resistência. Para ajudá-lo, reunimos abaixo 4 dicas de como implantar uma gestão escolar de forma eficaz.

1. Planejamento

O primeiro passo é o planejamento. Para tudo que fazemos, é necessário planejar com antecedência para evitar surpresas indesejáveis e, com a gestão escolar, não é diferente. É importante buscar listar todas as transformações que serão realizadas e criar um cronograma de adaptação, evitando que uma alteração grosseira na rotina de alunos e professores possa ter resultados negativas.

2. Atenção às mudanças

Vivemos em uma era de várias mudanças e essa realidade também se aplica ao meio escolar. O gestor deve estar atento as novidades que venham a surgir e aberto para aplicar algumas dessas mudanças. Isso auxilia no desenvolvimento do ambiente escolar e na melhora dos resultados dos alunos como um todo, que estarão prontos para lidar com os novos desafios impostos pela sociedade.

3. Treinamento e capacitação

Uma dos principais desafios de implementar uma mudança no modo da gestão de uma escola é a resistência do corpo docente e demais profissionais que desenvolvem as atividades de apoio da organização. É preciso mostrar aos colaboradores o valor agregado por uma transformação tão grande e isso pode ser adquirido por meio de treinamentos, capacitações, palestras e eventos voltados para a gestão escolar.

4. Descentralização da gestão

Um erro muito cometido por gestores de escolas é tomar par si toda a responsabilidade de qualquer assunto relacionado a escola, desde o conteúdo pedagógico até uma possível reforma no ambiente escolar. No entanto, manter sobre si o peso de todas as escolhas pode sobrecarregar o gestor, além do fato de que ninguém tem conhecimentos apropriados para tomar as melhores escolhas em todos os assuntos.

O certo é dividir a responsabilidade e delegar escolhas simples a outros profissionais, realizando a descentralização da gestão. Essa atitude facilita o melhor gerenciamento dos recursos e permite que o profissional demande um maior tempo para atividades estratégicas.

A gestão escolar tem papel fundamental para melhorar os resultados de uma instituição de ensino. Esperamos que, ao finalizar a leitura deste post, você possa tomar duas atitudes simples.

A primeira é compartilhar esse artigo com o máximo colegas de trabalho para que mais profissionais tomam consciência da gestão escolar.

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A Educação Infantil é a primeira etapa do sistema educacional e se dedica ao atendimento e à educação de crianças com idades entre 0 e 5 anos. Essa fase é fundamental para o desenvolvimento global das crianças, pois promove o crescimento cognitivo, social, emocional e físico.

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APRENDIZAGEM ATIVA – 220H

A Aprendizagem Ativa é uma abordagem pedagógica que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, encorajando-os a participar ativamente, construir o conhecimento e aplicá-lo de maneira prática. Em vez de serem receptores passivos de informações, os alunos se envolvem ativamente na exploração de conceitos e na resolução de problemas.

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EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL – 220H

A Educação Inclusiva no Ensino Fundamental é uma abordagem pedagógica que visa garantir que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, tenham a oportunidade de participar plenamente do sistema educacional. Isso inclui alunos com deficiências, necessidades especiais e aqueles que podem enfrentar desafios de aprendizagem.

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O hiperfoco infantil é um termo que descreve a capacidade de uma criança se concentrar profundamente em uma atividade, interesse ou tarefa específica por um período prolongado de tempo, muitas vezes em detrimento de outras responsabilidades ou atividades

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ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – 100H

A Orientação Educacional é uma função crucial nas escolas, desempenhada por profissionais conhecidos como orientadores educacionais ou psicopedagogos. Eles desempenham um papel fundamental em apoiar o desenvolvimento acadêmico, socioemocional e pessoal dos alunos.

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TÉCNICAS DE ENSINO – 80H

As Técnicas de Ensino são estratégias e abordagens pedagógicas que os educadores utilizam para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Elas desempenham um papel fundamental na transmissão eficaz do conhecimento e no envolvimento dos estudantes. Aqui estão algumas técnicas de ensino comuns:

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Referências

ALGARTE, Roberto A. Planejamento e Gestão da Escola: Instrumentos de Mudança. mimeo. BARROSO, João. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portugal. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998. BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira. Gestão e Políticas políticas da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. BORDIGNON, Genuíno. Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 2004. BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/1996. BRASIL. MEC. Projeto Nordeste/Banco Mundial/UNICEF. Guia de Consulta para o programa de apoio aos secretários municipais de educação BRASIL. MEC/FNDE. Fundo de Manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e de valorização do magistério (FUNDEF), 1997. BUSSMAN, Antônia Carvalho. O projeto político-pedagógico e a gestão da escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. CADERNOS CEDES. Arte & Manhas dos projetos políticos e pedagógicos. Campinas. Unicamp. Vol. 23, nº.61. dezembro. 2003.

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