Tudo o que você precisa saber sobre a Coordenação Pedagógica

No dia 22 de agosto, é celebrado o Dia do Coordenador Pedagógico, uma dos profissionais mais importantes de uma escola. Para comemorar a data, vamos te mostrar, neste artigo, tudo o que você precisa entender sobre a coordenação pedagógica.

A coordenação pedagógica tem o objetivo de gerenciamento do processo de ensino e aprendizagem da escola. É através de suas ações que professores, direção, pais e alunos entram em harmonia.

coordenador pedagógico têm um papel fundamental no dia a dia escolar e, em muitas escolas, é o profissional que detém maior responsabilidade, sendo aclamado pelos estudantes e respeitado pela gestão escolar.

Para entender o que faz a coordenação pedagógica ser uma peça tão indispensável para a escola, vamos compreender como surgiu essa posição e conhecer de perto quais são as funções do coordenador pedagógico no processo de aprendizagem.

O que é a coordenação pedagógica?

A coordenação pedagógica é uma função escolar relativamente nova, que conquistou espaço e protagonismo no processo de ensino e aprendizagem ao longo do tempo.

Seu surgimento aconteceu nos anos 80, com objetivo de substituir a antiga supervisão pedagógica.

supervisão pedagógica, criada no contexto da ditadura militar, tinha responsabilidade técnica e e tinha a função de fiscalizar e controlar os professores, através de sua forte carga ideológica.

Com os movimentos democráticos dos anos 80, o papel do supervisor pedagógico começou a perder força, sendo substituído aos poucos pelo coordenador pedagógico, que passou a assumir a responsabilidade de planejamento, orientação educacional e supervisão.

O cargo de coordenador pedagógica foi legitimado apenas no ano de 1996 com o surgimento da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Qual a diferença entre coordenação pedagógica e direção escolar?

Para quem não conhece, as funções de direção e coordenação pedagógica podem parecer ser as mesmas dentro da  escolar, mas são muito diferentes!

O diretor escolar é uma peça da gestão escolar ligada diretamente à atividade administrativa. Tem a responsabilidade de montar calendários, articular os diferentes setores e participar do planejamento e da execução do projeto político-pedagógico da escola.

O diretor escolar tem a responsabilidade de articular a coordenação pedagógica de todos os segmentos, além de liderar a gestão escolar e manter uma boa relação entre os setores.

A coordenação escolar, por sua vez, se divide entre os segmentos da educação básica e trabalha para incluir as ações pedagógicas desenvolvidas pela escola diretamente com professores, alunos e familiares.

O coordenador pedagógico assume diversas funções dentro da escola. A seguir, vamos conhecer melhor o papel da coordenação no processo de ensino-aprendizagem.


Qual é o papel do coordenador pedagógico?

A escola é uma organização basicamente viva que depende da boa relação entre todos seus membros para funcionar do jeito certo. O coordenador pedagógico é uma engrenagem central para garantir o bom funcionamento da escola. Para isso, ele atua em três segmentos principais:

  • Ajudar os professores nas ações pedagógicas;
  • Acompanhar o processo de aprendizagem;
  • Realizar as reuniões pedagógicas.

Essas funções se resultam em atividades específicas, com o objetivo de tornar as ações da escola mais eficientes e melhorar o aprendizado dos estudantes.

O coordenador pedagógico também tem uma forte atuação na liderança. É importante que o coordenador desenvolva habilidades socio-emocionais interligadas à comunicação, inclusão e respeito, que vão ajudar nas suas atividades diárias.

Acompanhamento do desempenho em sala de aula

O coordenador tem como, entre outras funções, o papel de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dentro de sala de aula, compreendendo o aprendizado de cada aluno e pensando em soluções para melhorar o desempenho da turma.

Para auxiliar na função de medir o desempenho dos alunos, ferramentas digitais de avaliação pedagógica podem otimizar a coleta de dados para a gestão escolar.

Escolher as metodologias de aprendizagem

O coordenador pedagógico está diretamente ligado à seleção de estratégias que podem melhorar o desempenho dos alunos. Por isso, é fundamental que o coordenador tenha uma postura inovadora e que não tenha receio de propor outros caminhos para a escola.

É papel da coordenação pedagógica escolher as metodologias de aprendizagem que serão conduzidas em sala de aula, selecionar os livros e materiais didáticos e acompanhar a sua utilização pelos professores.

Relacionar-se com os professores

Os professores mantêm uma relação muito próxima da coordenação escolar, que deve supervisionar o trabalho docente, para garantir que os objetivos educacionais sejam conquistados.

É normal que os coordenadores acompanhem algumas aulas dos professores, principalmente de novos profissionais na escola. No entanto, essa prática, que pode remeter ao passado da supervisão pedagógica, é bem vista pois aproxima a coordenação e permite identificar erros e acertos no processo de ensino.

Incluir a família

A coordenação pedagógica é o primeiro contato entre a família e a escola. Através de reuniões pedagógicas e conselhos de classe, pais e alunos têm contato direto com os coordenadores, que se envolvem diretamente no aprendizado dos alunos.

É essencial que os canais de comunicação estejam abertos e sejam estimulados, para que tanto família quanto professores se sintam acolhidos pela coordenação. 

Como se tornar coordenador pedagógico?

A coordenação pedagógica maioria da vezes é assumida por profissionais formados em Pedagogia, mas a função não exige uma formação específica.

A escolha de um coordenador pedagógico deve ser considerada, além da experiência na área da educação, a habilidade que o profissional tem para mediar as competências esperadas de um bom coordenador.

Um bom caminho para aqueles que desejam seguir na carreira da coordenação pedagógica é fazer cursos de aperfeiçoamento em coordenação pedagógica da Educare Pedagogia. 

Coordenação pedagógica durante a pandemia

A coordenação pedagógica também foi bastante afetada pelas mudanças e adaptações durante a pandemia de covid-19. Com a aulas remotas, o coordenador teve que assumir diferentes desafios e criar estratégias para garantir o aprendizado dos alunos.

Da adaptação com as plataformas digitais aos efeitos na saúde mental de professores e alunos, os coordenadores se viram no papel de diminuir os transtornos enfrentados por todos os lados, sem esquecer da própria saúde.

Uma grande companheira da coordenação pedagógica durante a pandemia foi a tecnologia. Com ferramentas de automação de processos e de comunicação, as escolas que conseguiram oferecer boas alternativas puderam experimentar novas possibilidades de ensino.

O resultado dessas mudanças deve ser sentido por muitos anos com a adoção do ensino híbrido. Mesmo em um contexto de retorno às aulas presenciais, a tecnologia deve continuar fazendo parte do processo de aprendizagem e todos vão ganhar com isso.

Dicas para uma coordenação pedagógica remota

Confira algumas dicas de ações que podem melhorar a atuação da coordenação pedagógica em um contexto de ensino remoto:

  • Investir em ferramentas de contato com as famílias;
  • Promover momentos para escuta dos professores;
  • Ouvir os docentes para entender quais ações têm funcionado e quais não;
  • Manter documentos, planilhas e materiais em plataformas acessíveis, se possível em uma ferramenta utilizada por todos;
  • Manter uma rotina de participação nas aulas;
  • Rever as cobranças com os alunos, respeitando a individualidade;
  • Ouvir famílias e alunos para compreender a realidade de cada contexto;
  • Incentivar o respeito ao horário de trabalho;
  • Explorar alternativas para evitar a sobrecarga dos professores, como ferramentas de tutoria online;
  • Reduzir o número de tarefas burocráticas que a equipe docente precisa fazer.

Conclusão

O coordenador pedagógico demanda muito esforço e desempenho. É uma profissão que está diretamente ligada à solução de conflitos e ao trabalho com pessoas, crianças e adultos, professores e pais de alunos.

Mesmo estando em um papel de liderança, o coordenador pedagógico não deve trabalhar sozinho. É essencial contar com o apoio dos professores, além de ferramentas educacionais que melhoram os processos dentro da escola.

A posição da coordenação escolar tem muita força, ou seja, se você está na função de coordenação ou pretende seguir na área, esteja sempre conectado com as principais inovações que podem vir a transformar o dia a dia em sala de aula e melhorar a vida de todos.

Agora que você já sabe os fundamentos básico para da coordenação pedagógica, você deve tomar duas atitudes para dar um passo além e começar a praticar com maestria o que foi aprendido.

A primeira é compartilhar esse artigo com o máximo colegas de trabalho para que mais profissionais aprendam sobre esse tema.

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Referências

NÓVOA, António. Formação de Professores e Profissão Docente. In Os Professores e Sua Formação. Lisboa: Codex, Nova Enciclopédia, 1997. . Professores: Imagens do Futuro Presente. Lisboa: Educa Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2009. PELISSARI, Cristiane. Revista Avisa Lá nº 30, abril 2007. PERRENOUD, Philippe. Ensinar. Agir na Urgência, Decidir na Incerteza. Porto Alegre: Artmed. 2001. PERRENOUD, Philippe & THURLER Mônica (org.). As Competências para Ensinar no Século XXI. In Situação-Problema: Forma e Recurso de Avaliação, Desenvolvimento de Competências e Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

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