Educação Inclusiva: Conheça a Importância e os Pricípios.

86% dos brasileiros acham que as escolas se tornam melhores com a educação inclusiva, segundo mostra a pesquisa O que a população brasileira pensa sobre educação inclusiva, feita pelo Instituto Alana com o Datafolha em 2019.

Outro dado desta pesquisa mostra que de 10, 9 brasileiros acreditam que as escolas se tornam melhores ao incluir crianças com deficiência, e 76% dos entrevistados acreditam que as crianças com deficiência desenvolvem melhor estudando em escolas inclusivas.

Jé pensou em transformar sua instituição de ensino através da Educação Inclusiva? Então continua lendo que vou te ensinar como funciona na prática.

Sabemos que aprenderdesenvolver as capacidades ser incluído, de fato, na sociedade é um direito de todos

Então é dentro deste contexto que a educação inclusiva atua, transformando a instituição em um espaço de inclusivo entre o ensino regular e o ensino especial.

Desta forma acolhe todos os alunos, oferecendo um ensino personalizados para crianças e jovens que têm dificuldades de aprendizagem, por terem algum tipo de necessidades especiais. 

Como a pesquisa citada anteriormente também mostra, o apoio da sociedade como um todo tem um impacto muito grande para fazer da educação inclusiva uma realidade para todos os estudantes. 

Afinal, seguir com estratégias tradicionais de ensino separado acaba sendo um “passo atrás” quando pensamos na melhora do aprendizado e respeito às diferenças. 

Sendo assim, a escola inclusiva acaba sendo uma forma de melhorar o ensino para todos, gerando resultados positivos que influenciam em vários outros fatores da sociedade.

Se você tem interesse em saber mais sobre a Educação inclusiva, confira abaixo a sua importância e também seus desafios. Boa leitura!

O que é educação inclusiva?

Diversas pessoas interpretam a educação inclusiva como a método de ensino mais contemporânea e efetiva de proporcionar o acesso à educação a todos, proporcionando a inclusão e respeito às diversidades.

O maior objetivo da educação inclusiva é proporcionar a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas em todos os aspectos, seja pelas diversidades étnicas, culturais, sociais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero.

Então, além de proporcionar uma transformação na cultura escolar, a educação inclusiva também interfere em adaptações proporcionadas por políticas públicasgestão escolar, revisões de métodos pedagógicoscursos e capacitação de professores e demais profissionais da área da educação.

Para deixarmos mais claro o que é educação inclusiva, é indispensável colocar esse modelo em comparação com o sistema de educação especial. 

A educação inclusiva é uma método de ensino em que todas as pessoas participam da escolarização, como uma maneira de processo social de inclusão, já a educação especial é um modelo que desenvolve as habilidades das pessoas com deficiência.

Ou seja, a forma inclusiva a educação especial é dissolvida dentro da escola regular, transformando-a em um espaço de convivência entre todos, considerando que qualquer aluno pode vir a ter necessidades especiais em seu processo de aprendizado.

Dentro desse concepção, logo, uma escola regular deve passar por ajustes, para que possa receber, com a atenção e os cuidados necessários, alunos com deficiências. 

Por isso, é preciso ter apoio profissional e utilização de recursos, fazendo assim um processo realmente mais inclusivo.

O Plano Nacional de Educação e a Educação Inclusiva

Você já deve ter ouvido algumas notícias e debates em relação à Educação Especial e Inclusiva no Brasil nos últimos anos, por causa de revisões feitas na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), de 2008, pelo Ministério da Educação (MEC).

O que foi proposto nessa revisão gerou bastante discussões públicas por aguçar a volta da divisão dos ensinos, indo contra à proposta da educação inclusiva.

Enquanto ao Plano Nacional de Educação (PNE), Lei N° 13.005/2014, ele traz 20 metas para o país para o desenvolvimento ao longo de 10 anos.

Na meta 4, que dispõe sobre a educação inclusiva, o que se tem é o seguinte texto:

META 4: Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

Além do PNE, existem outros decretos, legislações, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, portarias, resoluções e notas técnicas que discutem como a educação inclusiva deve ser promovida.

Entretanto, em alguns textos, existem alguns pontos que são considerados de retrocesso e que não ajudam para a evolução desse modelo de ensino.escolar.


Qual é o objetivo da educação inclusiva?

A educação inclusiva é um tipo de ensino que tem como principal objetivo formar a igualdade de possibilidades e oportunidades no meio da educação. 

Sendo assim, pretende tornar para todos estudantes (crianças, adolescentes e adultos em ensino superior), o direito de frequentar um ambiente educacional inclusivo.

Isso porque a filosofia da educação inclusiva se dá ao aceitar e reconhecer a diversidade na escola, entendendo a necessidade de transformar a estrutura e a cultura escolar para acolher todas as pessoas indiferente de suas diferenças individuais.

Dessa maneira, a educação inclusiva torna-se uma alternativa mais contemporânea e indispensável para o modelo que separa a educação regular da educação especial.

Na proposta da educação inclusiva, a ideia é envolver todos, tanto a comunidade escolar como população, aproximando escola, gestores e professores de pais, alunos e responsáveis.

Por consequência, representa um método de educação construído em companhia, mas exige uma série de políticas públicas, alterações culturais e estruturais para tornar a escola um lugar inclusivo e de acessibilidade.

Entre as mudanças ideais, existem vários fatores importantes, como a capacitação de professores e demais educadores.

Isso porque a escola tem um papel fundamental para o desenvolvimento humano, e as estratégias de educação inclusiva se mostram eficientes em vários aspectos para o avanço do ensino-aprendizagem.

Qual a importância da educação inclusiva?

A educação inclusiva é importante porque, diferente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade. 

Ao mesmo tempo, a escola oferece todo o suporte necessário em suas particularidades, como em uma escola especial. 

É, portanto, uma integração entre os dois tipos de ensino, se mostrando benéfica para os alunos que frequentam instituições com tais características.

Há também a percepção de que o convívio na diversidade contribui para que todos os alunos se desenvolvam sem que haja preconceito entre eles. 

Afinal, é um modelo que promove as diversidades, respeito e o direito de aprendizado a todos os estudantes, trazendo resultados positivos para a aprendizagem de todos, além de conseguir envolver a comunidade escolar e externa para pensar em soluções, inovações e novas estratégias de ensino.

Essa igualdade de oportunidade é, pautada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas, que foi ratificada no Brasil em 2006.

Quais são os princípios da educação inclusiva?

Para saber se um planejamento pedagógico está realmente sendo inclusivo, é importante levar em consideração alguns princípios da educação inclusiva.

Esses princípios devem ser levados em conta como referência, tanto para planejar as mudanças necessárias como também para analisar se as práticas aplicadas estão de acordo com o objetivo de fazer da instituição de ensino, um lugar que proporciona o direito de todos à educação e a promoção da diversidade.

Conheça os cinco princípios abaixo:

  • Toda pessoa tem o direito de acesso à educação
  • Toda pessoa aprende
  • O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular
  • O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos
  • A educação inclusiva diz respeito a todos

Exemplos de práticas inclusivas para instituições de ensino

Para realmente preparar uma instituição de ensino para a educação inclusiva, é preciso contar com a elaboração de um planejamento e projeto pedagógico específico e com diversas mudanças, tanto como estruturas físicas como no aperfeiçoamento de profissionais.

Assim, é possível ter uma direção mais assertiva para que a escola ou instituição de ensino em questão consiga promover uma educação realmente inclusiva, promovendo a equidade de oportunidade e a diversidade.

Alguns exemplos de práticas inclusivas envolvem:

  • Ambientes com acessibilidade
  • Salas multifuncionais
  • Salas de apoio
  • Equipe multidisciplinar
  • Recursos e tecnologias especializadas disponíveis
  • Aulas ativas que promovem interação, colaboração e cooperação de todos os envolvidos
  • Adaptação e flexibilização curricular que promova melhorias na aprendizagem
  • Avaliações e atividades que considerem o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que vão além do conteúdo

Para que esses exemplos e outros sejam possíveis, é necessário que seja investido constantemente para melhorar os processos, além do investimento na formação de professores e rede de apoio.

Além do investimento na comunidade escolar, é fundamental promover a participação de pais, responsáveis e dos alunos.

Group of special students in classroom, a down syndrome girl, two handicapped boys and cute Asian teacher drawing and painting on black board.

Quais os desafios da educação inclusiva?

Um dos maiores desafios da educação inclusiva é ter materiais, espaços e profissionais capacitados e treinados para atender a uma demanda que exige diversidade e maior atenção no dia a dia. 

Essa é a única forma possível para suprir as necessidades de cada aluno com o respeito e a atenção necessária. 

Dentro da política de inclusão escolar, se faz necessário ter, por exemplo, salas multifuncionais, sistemas educacionais inclusivos e professores capacitados com o AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Confira alguns desses pontos:

  • Ter uma formação docente capacitada, como dito acima, com o AEE, estimulando que os professores façam cursos e se aperfeiçoem profissionalmente
  • Promover diálogos com as famílias dos alunos, funcionários e docentes da instituição e também os alunos, valorizando a convivência e o respeito entre todos, trazendo toda a comunidade para a participação e realização de um âmbito escolar inclusivo
  • Ter tecnologias assistivas que facilitem a inclusão dos alunos, como, por exemplo, teclado virtual, headmouse e máquinas de escrever em braille
  • Propor um projeto político-pedagógico inclusivo, que inclua espaços acolhedores de aprendizagem e planejamentos de desenvolvimento individuais dos alunos
  • Promover a flexibilização do currículo para que os estudantes se desenvolvam de acordo com suas necessidades e avanços

O que é AEE e qual a sua função na educação inclusiva?

AEE é um serviço que visa banir as barreiras que dificultam o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência, altas habilidades ou superdotação, e que tenham transtornos globais de desenvolvimento.

Por meio da PNEEI (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva), criada pelo Ministério da Educação em 2008, responsável pelas diretrizes da AEE, estabelece alguns princípios do serviço:

  • Identificar as necessidades de alunos contemplados pelo serviço
  • Desenvolver um plano de atuação que proponha soluções e serviços com acesso ao conhecimento
  • Adquirir ou produzir materiais acessíveis, que permitam o desenvolvimento de cada aluno
  • Mapear e adquirir materiais de apoio variados, como softwares, recursos, móveis, equipamentos tecnológicos, recursos ópticos e visuais, dicionários e outros
  • Capacitar e promover orientações a professores do ensino regular
  • Estimular os responsáveis dos alunos a utilizar os materiais e recursos disponibilizados para seu aprendizado
  • Promover e acompanhar o uso dos materiais na sala de aula do ensino regular

Dentre os pontos citados, o aperfeiçoamento dos professores é fundamental nesse processo.

E entre as necessidades mais relevantes estão a compreensão e o uso da língua de sinais, planos de desenvolvimento individual, conhecimento dos casos de cada aluno e promoção do acolhimento entre os estudantes.

Como desenvolver um projeto pedagógico inclusivo?

Para desenvolver um projeto pedagógico inclusivo é necessária a soma de diversas esferas. Em resumo, são cinco pontos centrais para executar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.

Assim, a realização da educação inclusiva não depende só da comunidade escolar, ou seja, dos professores e gestores.

É necessário um movimento coletivo para fazer a educação inclusiva com a melhor estrutura possível.

Entre as parcerias, por exemplo, podemos listar o papel de empresas, áreas e departamentos da saúde, assistência social e outros que possam fortalecer a educação inclusiva para promover o sentimento de pertencimento a todos os alunos.

Como a gestão escolar pode atuar na educação inclusiva?

gestão escolar que atua com educação inclusiva deve estar sem no processo de aprendizagem. Abordagens novas, investimento em equipamentos e tecnologias, profissionais capacitados e constantes trocas de informações com as famílias dos alunos, são pontos fortes que devem ser estruturados nesse processo.

Dessa maneira, a escola consegue traçar estratégias pedagógicas que respeitem às necessidades de seus alunos, conquistando o objetivo principal, que é a formação de conhecimento em diversas escalas educacionais.

O papel da diretoria, por exemplo, é essencial para que as mudanças fundamentais no sistema de ensino sejam estabelecidas, sendo a gestão de um diretor ou diretora um mediador de todas as mudanças.

Aliás, bons gestores também são essenciais para tranquilizar e orientar toda comunidade interna e externa, mostrando todos os benefícios da educação inclusiva para todos os alunos e professores.

Entre as tarefas de um gestor, podemos justificar a importância de reuniões pedagógicas, desenvolvimento de ações e alterações para promover acessibilidade universal, adaptações curriculares, conversa com os pais e todos os envolvidos.

Agora que você já sabe os fundamentos básico da Educação inclusiva, você deve tomar duas atitudes para dar um passo além e começar a praticar com maestria a inclusão desses alunos.

A primeira é compartilhar esse artigo com o máximo colegas de trabalho para que mais profissionais tomam consciência da realidade do autismo dentro da sala de aula.

E a segunda é baixar gratuitamente nossa apostila de estudo do curso Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva – 220 horas. Nessa apostila de estudo você encontrará um assunto mais profundo junto com estratégias de ensino. 

Clique no botão abaixo e garanta seu exemplar.

EDUCAÇÃO INFANTIL – 180H

A Educação Infantil é a primeira etapa do sistema educacional e se dedica ao atendimento e à educação de crianças com idades entre 0 e 5 anos. Essa fase é fundamental para o desenvolvimento global das crianças, pois promove o crescimento cognitivo, social, emocional e físico.

Ler artigo »

APRENDIZAGEM ATIVA – 220H

A Aprendizagem Ativa é uma abordagem pedagógica que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, encorajando-os a participar ativamente, construir o conhecimento e aplicá-lo de maneira prática. Em vez de serem receptores passivos de informações, os alunos se envolvem ativamente na exploração de conceitos e na resolução de problemas.

Ler artigo »

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL – 220H

A Educação Inclusiva no Ensino Fundamental é uma abordagem pedagógica que visa garantir que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, tenham a oportunidade de participar plenamente do sistema educacional. Isso inclui alunos com deficiências, necessidades especiais e aqueles que podem enfrentar desafios de aprendizagem.

Ler artigo »

HIPERFOCO INFANTIL – 70H

O hiperfoco infantil é um termo que descreve a capacidade de uma criança se concentrar profundamente em uma atividade, interesse ou tarefa específica por um período prolongado de tempo, muitas vezes em detrimento de outras responsabilidades ou atividades

Ler artigo »

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – 100H

A Orientação Educacional é uma função crucial nas escolas, desempenhada por profissionais conhecidos como orientadores educacionais ou psicopedagogos. Eles desempenham um papel fundamental em apoiar o desenvolvimento acadêmico, socioemocional e pessoal dos alunos.

Ler artigo »

TÉCNICAS DE ENSINO – 80H

As Técnicas de Ensino são estratégias e abordagens pedagógicas que os educadores utilizam para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Elas desempenham um papel fundamental na transmissão eficaz do conhecimento e no envolvimento dos estudantes. Aqui estão algumas técnicas de ensino comuns:

Ler artigo »

©2021. Educare Pedagogia 28.719.923/0001-17 

Precisando de ajuda?