As crianças com autismo precisam de ambientes simples, rotina e estratégias específicas de aprendizagem e convívio social. Além disso, muitos são altamente visuais e exigem que as instruções sejam dadas dessa maneira.
Sem apoios individualizados no ambiente escolar, é improvável que um aluno com autismo faça o progresso acadêmico e social que deveria. O professor, deve considerar esses fatos ao organizar o dia a dia e a forma como irá ensinar o conteúdo, usando diferentes métodos.
Na maioria das vezes, o ensinamento verbal é difícil de ser entendido pelas crianças com autismo, por isso, usar elementos visuais e concretos para dar instruções e ensinar os conteúdos, facilita a compreensão.
Da mesma forma, muitas crianças com autismo são sensíveis a ambientes ruidosos. Cuidar desses aspectos ajuda a criança se sentir confortável e segura no ambiente escolar. Toda atividade em grupo também é fundamental para aproximar a criança com autismo de seus colegas.
Hoje em dia, o autismo na escola é um assunto muito discutido e com diversas pesquisas que ajudam os educadores a enfrentar os desafios. Uma parcela de alunos ainda podem ter dificuldades de aprendizado relacionado ou outros transtornos, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Crianças com autismo precisam da rotina para ajudá-las a entender melhor o mundo ao seu redor. Além disso, precisam ter mais tempo para processar as informações e os relacionamentos sociais. A comunicação é um desafio para eles.
Entretanto, como toda criança, querem se relacionar e fazer amigos. Por isso, os educadores precisam criar estratégias de socialização para ajudar na inclusão de toda a turma.
O comportamento de algumas crianças com autismo pode ser um desafio na escola, como uma crise de ansiedade, frustração ou hipersensibilidade. Tendo isso em mente, é importante perceber o que pode estar desencadeando esse comportamento para buscar estratégias para tentar reduzi-lo e/ou lidar com ele.
O educador pode fazer isso, observando quando esses comportamentos ocorrem, quando começam. O dialogo com o aluno e com os pais ajuda a revelar as melhores ferramentas dentro da sala de aula.
Cada aluno é único e o planejamento pedagógico deve levar em consideração as características e necessidades de cada criança. Entretanto, algumas dicas gerais, podem servir de guia para encontrar as melhores estratégias em sala de aula.
- Simplifique a comunicação e dê tempo para que eles processem informações.
- Tenha um local seguro e tranquilo para quando sentirem ansiedade ou sobrecarga por estímulos sensoriais.
- Prepare a criança com autismo para qualquer alteração na rotina.
- Deixe o aluno a vontade para poder sair de sala caso se sinta ansioso.
- Use suportes visuais para ajudá-los a entender melhor a rotina e o dia escolar.
- Crie uma rotina com a participação de todos os alunos.
- Use uma escala de estresse para transformar emoções em conceitos mais concretos.
- Pense em como você pode tornar o ambiente mais confortável, sem muitos ruídos.
- Incorpore o interesse da criança com autismo nas atividades.
- Introduza atividades que trabalhem as habilidades sociais, como rodas de conversa.
- Estabeleça uma boa comunicação com os pais / responsáveis.
Essas simples, porém eficientes atitudes, podem ajudar os alunos com autismo a se sentirem seguros e confortáveis na escola. Entretanto, é importante relembrar que cada criança é um indivíduo e a estratégia que funciona para uma criança autista pode talvez não funcionar para outra.
O mais importante é o desejo de incluir essa criança e descobrir, com ela, com a família e profissionais, as melhores estratégias de ensino.
Agora que você já sabe os fundamentos básico para se trabalhar com alunos autistas em escolas regulares, você deve tomar duas atitudes para dar um passo além e começar a praticar com maestria o ensino-aprendizagem deles.
A primeira é compartilhar esse artigo com o máximo colegas de trabalho para que mais profissionais tomam consciência da realidade do autismo dentro da sala de aula.
E a segunda é baixar gratuitamente nossa apostila de estudo do curso Aperfeiçoamento em Educação Especial: Autismo – 220 horas. Nessa apostila de estudo você encontrará um assunto mais profundo junto com estratégias de ensino.
Clique no botão abaixo e garanta seu exemplar.